1 de jul. de 2009

Joaquim Gomes de Sousa


Joaquim Gomes de Sousa, nasceu no município de Itapecuru Mirim (no Maranhão), no dia 15 de fevereiro de 1829 e morreu em Londres (na Inglaterra), no dia 1º de julho de 1863.

Foi um político e matemático brasileiro.

Filho de Ignácio José gomes de Sousa e Antonia Carneiro de Brito e Sousa.

Sousinha, como era popularmente conhecido na sua terra natal, foi um dos pioneiros no estudo da matemática no Brasil. Nas palavras do Professor J. Leite Lopes, trata-se do “primeiro vulto matemático do Brasil – e talvez o maior até hoje”. Seu primeiro contato com as ciências aconteceu na faculdade de Medicina, onde ingressou aos 15 anos.

Em 1854, realiza sua primeira viagem de estudos à Europa e reside em Londres. Em 1855 viaja a Paris, onde apresenta à Academia de Ciências três memórias originais: uma sobre a determinação de funções incógnitas sob o sinal de integral definida, outra sobre um teorema de cálculo integral e uma terceira sobre a teoria da propagação do som. Nesse mesmo ano matricula-se na Faculdade de Medicina de Paris, obtendo o grau de doutor em 1856.

Foi deputado geral pelo Maranhão no fim década de 1850 e ínício da seguinte.

Cabe-lhe, sem contestação, o título de primeiro físico-matemático brasileiro, pois foi aos problemas da física que ele aplicou o seu vasto e profundo domínio do instrumento matemático.

Obras

    * Resoluções das Equações Numéricas (1850)
    * Recuel de Memoires d’Analise Mathematiques (1857)
    * Dissertação Sobre o Modo de Indicar os Novos Astros sem auxílio de Observações Diretas (1858)
    * Dissertação do modo de indagar novos astros sem o auxílio de observações directas (1848)
    * Anthologie universelle (1859)
    * Mélanges de calcul intégral (1882)



Nenhum comentário:

Postar um comentário