1 de jun. de 2009

Cordel Informatizado - 4 METODOLOGIAS

4    METODOLOGIAS
– a metodologia aplicada neste projeto dar-se-á por etapas:
   I - Levantamento dos conhecimentos prévios e apresentação do projeto
•    Apresentação do gênero, literatura de cordel, através das leituras de algumas histórias, mostrando as gravuras, instigando a curiosidade dos alunos, destacando as características desse gênero.
•    Realizar pesquisas através dos sites pré-selecionados, guiados por um questionário para identificar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel.
•    Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam.
•    Recolher o material conseguido pela professora e pela turma, selecionando os que serão usados durante o desenvolvimento do projeto;
•    Escolher e listar temas de interesse do grupo e organizar a turma em equipes para a elaboração de folhetos de cordel sobre cada um.
•    Propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos;
•    Organizar uma exposição dos trabalhos na própria escola, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas.

  II - Ampliação do conhecimento em informática
•    Realizar dinâmicas de socialização para integração do grupo;
•    Aulas expositivas e práticas sobre os softs;
•    Nas aulas de Arte elaborar as gravuras dos folhetos, tentando manter o mesmo padrão artístico da Literatura de Cordel, a xilogravura, utilizando o Tux Paint;

  IV. Preparação para a apresentação em PowerPoint
•    Produzir textos utilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades da literatura de cordel: quadras, sextilhas, setilhas, motes, canções, etc, trabalhando seus versos, rimas e estrofes.
•    Dividir os alunos em grupos de quatro para que criem uma apresentação de slides multimídia sobre O Cordel no PowerPoint. Os quatro membros do grupo deverão participar da apresentação.
•    Utilizando um software de animação, o powerpoint,  o aluno irá unir os textos de cordel, criados por ele, com gravuras e trilhas(áudio) pré-selecionadas criando um cordel multimídia.

5    PRODUTO FINAL
    Criação de slides , poesias e desenhos.

6    AVALIAÇÃO
Será um processo contínuo tendo como base a participação e criatividade do aluno.