4 METODOLOGIAS
– a metodologia aplicada neste projeto dar-se-á por etapas:
I - Levantamento dos conhecimentos prévios e apresentação do projeto
• Apresentação do gênero, literatura de cordel, através das leituras de algumas histórias, mostrando as gravuras, instigando a curiosidade dos alunos, destacando as características desse gênero.
• Realizar pesquisas através dos sites pré-selecionados, guiados por um questionário para identificar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel.
• Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam.
• Recolher o material conseguido pela professora e pela turma, selecionando os que serão usados durante o desenvolvimento do projeto;
• Escolher e listar temas de interesse do grupo e organizar a turma em equipes para a elaboração de folhetos de cordel sobre cada um.
• Propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos;
• Organizar uma exposição dos trabalhos na própria escola, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas.
II - Ampliação do conhecimento em informática
• Realizar dinâmicas de socialização para integração do grupo;
• Aulas expositivas e práticas sobre os softs;
• Nas aulas de Arte elaborar as gravuras dos folhetos, tentando manter o mesmo padrão artístico da Literatura de Cordel, a xilogravura, utilizando o Tux Paint;
IV. Preparação para a apresentação em PowerPoint
• Produzir textos utilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades da literatura de cordel: quadras, sextilhas, setilhas, motes, canções, etc, trabalhando seus versos, rimas e estrofes.
• Dividir os alunos em grupos de quatro para que criem uma apresentação de slides multimídia sobre O Cordel no PowerPoint. Os quatro membros do grupo deverão participar da apresentação.
• Utilizando um software de animação, o powerpoint, o aluno irá unir os textos de cordel, criados por ele, com gravuras e trilhas(áudio) pré-selecionadas criando um cordel multimídia.
5 PRODUTO FINAL
Criação de slides , poesias e desenhos.
6 AVALIAÇÃO
Será um processo contínuo tendo como base a participação e criatividade do aluno.