3. Geral:
- Sensibilizar o educando para o uso da multimídia como ferramenta de apoio de atividades interdisciplinares
• Reconhecer a importância dos recursos das multimídias como facilitador do meio de comunicação da linguagem oral e escrita.
• Promover estudos dos softwares (Paint, PowerPoint e Internet) para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos educandos.
• Mostrar o valor cultural existentes na literatura de cordel.
• Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro.
• Identificar os grandes temas explorados pela Literatura de cordel e analisá-las no contexto social;
• Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, combate às drogas, violência, amor ao próximo.
• Iniciar o treino da escrita, leitura e escuta em versos, através da oralidade da cultura popular;
• Realização de concursos entre alunos para revelar talentos na literatura de cordel cujos vencedores tenham seus trabalhos editados.
• Valorizar a cultura popular e suas diferentes manifestações existentes na comunidade e na própria escola.
• Identificar os grandes nomes da Literatura de Cordel no Nordeste e a importância dessas personalidades.
• Divulgar, na escola, obras dos grandes escritores da literatura de cordel, tais como: Patativa do Assaré, Leandro Gomes de Barros, Alberto Porfírio, Cego Aderaldo, Arievaldo Viana, etc.
• Contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos educandos.
• Desenvolver a competência comunicativa através de dramatizações de obras literárias.
• Promover estudos dos softwares (TuxPaint, Impress e Internet) para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos educandos.
• Utilizar a internet como fonte de pesquisa;
• Conhecer a técnica da xilogravura, mas utilizar o Tux Paint para a produção das capas dos cordéis produzidos pelos educandos.
• Desenvolver habilidades de leitura de textos cordelistas; identificando idéias e recursos de expressão, bem como as intenções que motivaram a sua construção;
• Utilizar a Literatura de Cordel como fonte de informação e ponto de partida para o debate da realidade contemporânea nos diversos setores do conhecimento;
• Produzir livretos, através da reunião de todos os cordéis produzidos pelos alunos, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.