A palavra moderna "Halloween" é a contração da expressão inglesa "All Hallows Eve". Para os católicos, esta é a Véspera do Dia de Todos os Santos, mas a tradição vem de muito mais longe... As lendas que falam da volta dos mortos ao mundo dos vivos têm origem no Sanhaim, uma antiga festa celta que remonta aos primeiros séculos depois de Cristo.
Os druidas, sacerdotes da antiga religião européia, acreditavam que os mortos voltariam para se apossar dos vivos no primeiro dia do ano, então comemorado em 1º de novembro. E como quem estava vivo não queria ser possuído por nenhuma alma penada, surgiu então o hábito de colocar fantasias de monstros para enganar e assustar os seres do outro mundo. Outra tática utilizada era apagar as tochas e fogueiras das casas, para que estas se tornassem frias e escuras.
Com o passar dos séculos, a tradição chegou aos Estados Unidos através da colonização britânica, principalmente os irlandeses, povo que mantém até hoje muitos costumes herdados de seus antepassados celtas.
Símbolos do Halloween
Bruxas: são as principais simbologias desta festa. Conta as estórias que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo tomando várias formas e estórias diferentes.
Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que de tanto beber morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passa a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.
Gato Preto: é um símbolo ligado às bruxas, pois estas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que estes são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.
Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que devidamente fantasiadas batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se compromete a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.
Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz conseqüências negativas para a vida como eletricidade e pensamentos negativos.
Morcego: por ter uma visão aguçada, simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.
Cores do Halloween
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.
No Brasil o Halloween é chamado de Dia das Bruxas. Sua celebração acontece no dia 31 de outubro, dia que antecede o dia dos finados. No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana principalmente vinda pela televisão. As escolas do Brasil comemoram esta data com seus alunos como uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. Portanto a U.I comemorou em grande estilo esta data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário