10 de mar. de 2010

Gincana educacional: " Na onda do conhecimento"

A gincana educacional ocorrida na escola Joaquim Gomes de Sousa teve como tema "Na onda do conhecimento" e ocorreu no dia 14/11/09 envolvendo os alunos e funcionários do turno matutino e vespertino de 5ª à 8ª séries. Seu objetivo era integrar a comunidade escolar nos seus diversos segmentos de conhecimento buscando o espírito de equipe almejado pela escola.
Participaram desta gincana sete equipes compostas por dez alunos em cada uma delas, sendo estas identificadas por cores (roxo, rosa, branco, laranja, vermelho,verde e azul).
Não faltaram entusiasmo, alegria, participação, garra e empenho por parte das equipes no cumprimento das tarefas. Foram várias tarefas realizadas  e cada uma delas valia uma pontuação diferenciada.
É importante parabenizar todos os alunos, professores e demais funcionários empenhados na realização desta ação educativa, pois somente desta forma iremos contibuir para uma educação de qualidade.
A comissão que organizou esta gincana foi composta por:
  • Cassandra Ribeiro da Silva ( Supervisão Escolar)
  • Mariane Lima Pereira (Supervisão Escolar)
  • Rogério Soares dos Reis (Supervisão Escolar)
  • Maria José Pinto Madeira ( Direção Geral)
  • Selma Nolly Lins Caldas( Direção Adjunta)

8 de mar. de 2010


 Campanha da Fraternidade 2010
O tema da Campanha da Fraternidade 2010 é "Fraternidade e Economia" e o lema é "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24).
Sob a responsabilidade do CONIC, a Campanha da Fraternidade de 2010 será ecumênica e estará aberta à participação de todas as denominações cristãs, portanto pela terceira vez temos uma Campanha da Fraternidade Ecumênica. O objetivo geral da Campanha é "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão". Este objetivo exige que haja justiça social, consciência ambiental, sustentabilidade, empenho na superação da miséria e da fome e, de um modo geral, que se considere com atenção especial, a dignidade da pessoa e o respeito aos direitos humanos.
Portanto a Campanha da Fraternidade 2010 quer unir as Igrejas Cristãs e, principalmente a nossa sociedade, que é formada por pessoas de boa vontade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo a paz. a história humana, marcada por ambições, explorações, injustiças e ganância, a Bíblia se volta decididamente para a defesa dos pobres.
O CONIC apresenta como desafio para esta Campanha a busca de respostas às perguntas:
• Como a fé cristã pode inspirar uma economia que seja dirigida para a satisfação das necessidades humanas e para a construção do Bem Comum?
• Em que medida existe responsabilidade das pessoas em relação à economia e como isso afeta a vida das pessoas e do meio ambiente?
• Que aspectos de conversão pessoal e de mudança estrutural poderiam ser considerados para que, de fato, a economia esteja a serviço da vida, promovendo o bem comum?
• Como fazer para que essas preocupações não sejam transitórias, mas se tornem, de fato, balizamento moral permanente?
No âmbito social, a Bíblia nos mostra profetas acusando reis e gente poderosa que enriquece à custa do povo e não cuida bem daqueles a quem deveriam servir (Is. 3,13-15; Jr 5, 27-29: Ez 34, 2-4 etc.). No âmbito comunitário, a Bíblia fala sobre a diária do trabalhador que deve ser paga no mesmo dia, pois ele precisa disso para viver (Ex 19, 13), e ao socorro que devemos prestar aos pobres (Dt 15, 7-11). No âmbito pessoal somos chamados a evitar corrupção e desonestidade e viver a partilha no amor fraterno. As palavras de João no Evangelho de Lucas (Lc 3, 10-14) nos oferecem uma orientação clara nesta área. (cf. p.48 do Texto-Base).
A Campanha da Fraternidade quer ajudar a construir novas relações, apontando princípios de justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos, abrindo caminhos de solidariedade. A vida em fraternidade é expressão do Evangelho e testemunha a nossa condição de filhos e filhas de Deus. A fraternidade e a solidariedade suscitam uma sociedade em que todos se sintam como família, em paz, harmonia e segurança.
Para saber mais sobre este assunto acesse o site abaixo: