25 de set. de 2009

Gestão de Mídias para Gestores Auxiliares




O curso foi realizado na escola Joaquim Gomes de Sousa durante o período de 14 a 25 de setembro no turno vespertino.
Quero ressaltar a importância deste treinamento dirigida pela instrutora Natália Casemiro, o conhecimento de tecnologias que foi uma iniciaçao muito rica para colocarmos em prática tudo que prendemos, para trabalharmos com segurança no que for preciso durante a nossa jornada de trabalho.
Quero agradecer a instrutora pela paciência,compreensão durante estes dias que para nós foi muito importante.

11 de set. de 2009

A influência da Cultura Francesa no Brasil

Instituição: Unidade Integrada “Joaquim Gomes de Sousa”
Publico alvo: Alunos de 5ª,6ª,7ª e 8ª séries
Tema: “A influência da Cultura francesa no Brasil”
Período: 20 de agosto à 10 de setembro
Periodicidade: Todos os dias da semana
Disciplinas envolvidas: Artes, Português, História, Geografia
Coordenadoras:
  • Adriana Carmem Getelina Sousa
  • Diulinda Pavão Costa
  • Simone de Fátima Ferreira Passos
Apoio
  • Izabel Cristina S. Nascimento (Profª. História/Noturno)
  • Graça de Maria Almones de Souza (Profª. Português/Noturno)
  • Maria das Graças Ferreira Gomes (Profª. Geografia/Noturno)
  • Maria Raimunda Pereira Moreira (Profª. História / Matutino)
  • Raimunda do Socorro Lemos de Matos (Espc. em Infor. na Educação)
  • Vânia Maria Veras e Silva ( Profª.História/ Vespertino)
  • URE – Unidade Regional de Educação
  • NTE – Núcleo de Tecnologia – São Luís I
Apoio Técnico Pedagógico:
  • Maria José Pinto Madeira - Diretora Geral
  • Selma Nolly Lins Caldas - Diretora Adjunta
  • Mariane Lima Pereira – Supervisora
Cessada a luta pela ocupação territorial, a influência francesa no Brasil deu-se no campo das artes, dos costumes e das ideias, tendo consequências profundas e duradouras. Oficialmente, o objetivo da missão dos franceses era a criação de uma academia francesa de artes e ciências. Mas foi no campo das ideias que estes mais contribuíram para transformar o Brasil politicamente e culturalmente, pois às vésperas de sua independência, o Brasil dormia com o autoritário regime conservador de Portugal, mas sonhava com a charmosa e libertária França. Entretanto, no Maranhão foi só em 1612 sob o comando de Daniel de Latouche que fundaram um povoamento chamado França Equinocial onde construíram o forte São Luís, que deu origem à atual capital do Maranhão. Nesta ilha os capuchinhos construíram o convento de São Francisco (Sainte Françoise) e perto dele, um forte chamado Forte São Luís (Saint-Louis). Ali os franceses viveram em paz por quase dois anos, influenciando na miscigenação com os primeiros habitantes, fazendo com que a influência étnica e cultural dos franceses permeasse boa parte do país e deixasse marcas muito fortes na aparência, educação, gastronomia, artes, vocabulário e estética do nosso povo. No entanto, estes foram expulsos em 1615 por tropas comandadas por Jerônimo de Albuquerque e Alexandre Moura.

A partir deste enfoque histórico cultural, pretende-se desenvolver junto a comunidade estudantil da U.I Joaquim Gomes de Sousa o projeto didático-pedagógico que tem como título: “A influência da Cultura francesa no Brasil”, que é uma iniciativa do governo dos dois países Brasil e França, cujo objetivo é aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico, consolidando a presença francesa em nosso país através de uma extensa programação cultural.

Ressalta-se que a execução do referido projeto dar-se-á em momentos interdisciplinares nos quais integrarão os três turnos e todas as disciplinas que envolvem o Programa Aceleração de Estudos, EJA e Ensino Regular, bem como todas as turmas, professores e equipe técnico-pedagógica.

Assim sendo, a execução do projeto contará ainda com a utilização do LIJGOMES (Laboratório de Informática Joaquim Gomes de Sousa), a partir das diferentes multimídias
na realização de atividades pedagógicas significativas.

3 OBJETIVOS
3.1 Geral:

  • Compreender a contribuição histórico-cultural que as ideias francesas alcançaram no Brasil e no Maranhão, tendo em vista a grande influência em todas as áreas de conhecimento inseridas na sociedade, no âmbito educacional, político, histórico e cultural.
3.2 Objetivos Específicos:
  • Identificar na literatura francesa os principais autores e suas obras.
  • Realizar releituras de obras de artes de autores franceses em especial Claude Monet, ressaltando a influência desse autor nas artes visuais brasileiras.
  • Ampliar o vocabulário a partir do reconhecimento de palavras de origem francesa que fazem parte do vocabulário brasileiro e maranhense.
  • Reconhecer na culinária maranhense, pratos de origem francesa e/ou que sofreram influência desta.
  • Identificar a influência francesa nas artes cênicas, em particular, a dança(quadrilha) como forma de expressão.
  • Reconhecer na moda brasileira e maranhense a influência francesa.
3.3- Conteúdos propostos:
  • Autores e obras da literatura francesa;
  • Cultura Francesa e suas influências no Maranhão;
  • Gêneros textuais e seus portadores;
  • Produção de livros e dicionários;
  • Expressão corporal e artística;
  • Organização social e Política da França.